Rejuvenescimento da face

05.01.2018
Rejuvenescimento da face

Ao iniciar um tratamento de rejuvenescimento o paciente deve ter em mente, que ele também deve colaborar, na maioria das vezes, melhorando sua qualidade de vida, com uma dieta balanceada nos horários adequados, respeitar os horários de sono, evitar bebidas alcoólicas, cigarro e exposição ao sol em excesso e em horários inapropriados, além do uso de filtros de proteção.

Com o tempo a produção de colágeno e elastina fica prejudicada, levando a perda da elasticidade da pele e consequentemente ao aparecimento das rugas; os níveis hormonais também tem grande influencia no envelhecimento, por causarem o ressecamento da pele entre outros danos.

As principais alterações da pele que acontecem durante o envelhecimento são as rugas dinâmicas, também chamadas de linhas de expressão (que sofrem alterações com os movimentos da musculatura), para estas podemos usar a toxina botulínica, que irá paralisar a musculatura responsável pelo aparecimento destas linhas; rugas estáticas, (quando permanecem, mesmo com a musculatura relaxada), para estas não é indicada a toxina, mas sim outros tratamentos como o microagulhamento ou preenchimento, entre outros e a flacidez cutânea que, de acordo com o grau, pode ser tratada com procedimentos conservadores ou cirurgia.

As cirurgias para tratamento de rejuvenescimento facial são chamadas de lifting, podendo ser o lifting completo também chamado de ritidoplastia, onde são tratados os terços superior, médio e inferior da face, ou lifting de partes especificas, como supercilio ou levantamento de cauda de sobrancelhas e o minifting, que trata o terço inferior, onde muito comumente associados ao tratamento de mento (queixo), podendo ser feitas pequenas correções ou colocada uma prótese.

A bichectomia é uma cirurgia que pode ser associada ao lifting, mas geralmente é feita isoladamente, nesta cirurgia removemos parte da gordura do terço médio da face, chamada bola de bichat, por uma pequena incisão feita dentro da boca, na altura do terceiro molar, (sempre tomando cuidado com estruturas nobres da face, como do ducto protídeo - por onde sai a saliva) deixando a face mais triangular.

As cirurgias servem para tratar o envelhecimento intrínseco – das estruturas internas, diferente dos tratamentos não invasivos, como peeling e microagulhamento, que tratam a parte externa da pele. Muitas vezes necessitamos da associação de ambos os métodos.