Cicatrizes

Cicatrizes

Como garantir uma boa cicatrização após a cirurgia? Alguns cuidados ajudam na cicatrização após a cirurgia: começando com a escolha da época do ano. A melhor estacao do ano para se submeter a uma cirurgia é o inverno, quando a pele sofre menos com o suor, consequentemente menor exposicao as bactérias da pele e o uso da cinta elástica ‘e mais confortável.O preparo da pele antes da cirurgia, com uma boa hidratação e uma alimentação adequada também são importantes.

A técnica utilizada na cirurgia e os pontos usados além do tipo de fios, devem ser cuidadosamente escolhidos, pois não existe uma regra, variando conforme o tipo de pele e a cirurgia realizada.

O tipo de pele e os cuidados tomados no pos- operatório, segundo as orientações do cirurgião. A pele negra tem uma melhor retração no pos-operatorio, mas tende a ter uma cicatrização mais evidente, com tendência a queloide, que se tratado no inicio tem uma melhor resposta. As diferentes regiões do corpo tem diferentes cicatrizes e elas também sofrem influencia da idade.

Após a cirurgia, paciente deve ficar 6 meses sem se expor ao sol, para evitar os distúrbios de coloração: hipocromia (coloração mais clara da pele) e hipercromia (manchas escuras).

Alem das alterações de coloração podemos ter também as de aspecto da cicatriz, as mais comuns são: retrateis (deprimidas), alargadas, hipertróficas ou queloideanas.

Não existe cirurgia sem cicatriz, todo corte se transforma em uma cicatriz, portanto temos que ter todo cuidado e fazer o possível para que esta cicatriz não se torne um estigma.